Canal Web

terça-feira, janeiro 24

Eu acredito em Internet Móvel

Eu sempre acreditei no poder da Internet Móvel - Acessível de qualquer lugar através de qualquer dispositivo. Na minha cabeça faz mais sentido eu procurar por um mapa quando eu estou na rua, num ônibus ou no metrô por exemplo, do que num grande e pesado computador que demora quase um minuto só pra "butar".

Só que o formato WAP, primeira tentativa de se criar uma Web móvel, foi uma lástima. O Formato era ruim, não se baseava em padrão nenhum, era caro, ninguém sabia usar e tinha pouco conteúdo disponível.

O fracasso da tentativa foi tão retumbante que alguns anos depois, por volta de 2001 (se não me falha a memória), as empresas de telefonia e comunicação móvel criaram o WAP 2, tentando rever os antigos erros como afalta de suporte a padrões da inernet.
Wap 2 é (ou era) um barato, fiz muita propaganda e seminários sobre ele, inclusive na Comdex. O Wap 2 faz uso de padrões da Internet, porém de maneira simplificada ou adaptada, usa por exemplo a linguagem XHTML, porém no perfil básico, usa uma versão adaptada de CSS (chamada WCSS) e uma linguagem de Scripts, Ahn, simplificada!
Preciso dizer mais alguma coisa? Fracasso, ou pelo menos tem fracassado até agora.

Mas existe uma luz no fim do túnel para quem deseja ter a Web na palma da mão: Desta vez as empresas acordaram, e estão investindo no que deveriam ter feito a muito tempo - web de verdade, com respeito a todos os principais padrões vigentes, apenas com uma telinha menor!

Quem deu a largada foi a Nokia, que está desenvolvendo um navegador para seus Smartphones baseado no mesmo núcleo do navegador Safari, padrão dos computadores Mac.


Agora, o que me chamou a atenção foi o lançamento do navegador Opera Mini, um navegador de verdade que funciona nos javaphones* convencionais, poque afinal de contas não é todo mundo que tem um Smartphone no bolso.

A Opera desenvolve seu Browser para PC, Mac e Linux há um bom tempo, e nos últimos anos voltou-se para o mercado móvel, principalmente Handhelds e Smartphones. O Opera Mini, entretanto, representa uma grande novidade pelo fato de poder ser instalado numa imensa gama de celulares normais* (basicamente todos que foram fabricados a partir de 2001), trazendo a possibilidade de navegar pela web de verdade para todos.

Através de um sistema chamado Small-Screen-Rendering, se uma determinada página estiver preparada para ser vista em dispositiveis móveis, o Opera Mini a carrega e apresenta-a normalmente normalmente.
Caso contrário um servidor da própria Opera prepara a página para ser visualizada numa telinha pequena (como ilustrado na imagem). Neste caso, os resultados não são esteticamente lindos, porém são muito funcionais - dá pra acessar o webmail e consultar um mapa numa boa.













Essa é a terceira onda de tentativas para emplacar a web móvel no mundo, que até hoje só faz sucesso na Ásia.

Eu continuo acreditando que um dia pega! Quem sabe é dessa vez?

Se quiser testar o Opera Mini, o Download gratuito está disponível para centenas de modelos de celulares em www.opera.com
Escolha o seu e boa diversão, ahn, quero dizer, bons testes de implementação.

*Falando de maneira geral e simplificada, os celulares dividem-se em três plataformas majoritárias - Java, Symbian e Win CE. Celulares que adotam a plataforma Java (ou "Javaphones", como são apelidados) são a imensa maioria. Smartphones (celulares com jeitão de palm como o Sony P900) usam sistemas como o Symbian ou mesmo o Windows CE.

UPDATE

Para criar uma página que se adapte automaticamente para ser exibida num computador deskop e num dispositivo móvel, elabore dois arquivos CSS externos, um para controlar o layout para Desktop e outo para controlar o layout móvel.
No documento HTML, use a opção Media Types para especificar qual CSS carregar, como no exemplo:

<!-- Estilo padrão -->
<link rel="stylesheet" href="geral.css">
<!-- Opção media carrega o arquivo CSS seletivamente -->
<link rel="stylesheet" href="telefone.css" media="handheld">

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home