Canal Web

sexta-feira, outubro 21

Novidades, novidades e novidades do Flash Lite

Ultimamente a Macromedia vêm fazendo grandes esforços no desenvolvimento do Flash Lite, sua tecnologia para criação de conteúdo multimídia para telefones celulares e smartphones.

A motivação por trás deste esforço é simples: Existem muito mais celulares do que computadores no mundo e a Internet Móvel dá sinais de que efetivamente vai deslanchar.
Em paises como Coréia e Japão, aliás, a Internet móvel já faz parte do dia-a-dia das pessoas há tempos e o Flash Lite virou febre.

O esforço da empresa em ampliar o uso do Flash Lite é tamanho que em menos de uma semana, três novidades foram divulgadas:

  • Primeiro, no dia 17, a Macromedia anunciou uma nova versão da tecnologia, o Flash Lite 2, agora com suporte a Actionscript 2 e vídeo.
  • Ontem a empresa veio a público para prometer uma versão do seu player para celulares da plataforma Brew já para o início do ano que vem.
    Basicamente, os celulares dividem-se em três plataformas majoritárias - Java, Brew e Symbian. Celulares que adotam a plataforma Java (ou "Javaphones", como são apelidados) ainda são maioria, mas a plataforma que mais tem crescido é a Symbian (ok, tecnicamente Symbian é mais que uma plataforma, é um sistema operacional, mas celularem Symbian competem diretamente com os Javaphones e os celulares baseados em Brew).
    A tecnologia Brew corre pela tangente e está presente em muitos modelos de grandes fabricantes como LG, Samsung e Motorola.
    Ao desenvolver um Player de Flash Lite para Brew, a Macromedia completa um ciclo ao garantir que celulares baseados em todas as principais plataformas possam acessar conteúdo produzido em Flash.
  • E, finalmente, divulgou hoje que acaba de concluir a compra de uma empresa chamada "Mobile Innovation", especializada em desenvolvimento de aplicações e interfaces para dispositivos móveis.

Bem, só sei que se todas essas expectativas da Macromedia com o crescimento da Internet Móvel se confirmarem é melhor eu arrumar um tempinho pra estudar mais a fundo esse tal de Flash Lite.
Se quiser fazer o mesmo pode começar pela seção "Mobile & Devices Development Center" do site da Macromedia.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home