Canal Web

quarta-feira, outubro 12

Lançamento do novo Macromedia Studio 8 no Brasil

Ontem foi o evento oficial de lançamento da nova linha Studio 8 da Macromedia aqui no Brasil.
O Grande barato desta nova linha de ferramentas foi a postura da Macromedia, que mandou seus engenheiros e desenvolvedores passar um tempo com webdesigners de estúdios e produtoras mundo afora (por "mundo afora" entenda Estados Unidos e alguns países da Europa). Eles simplesmente ficavam lá assistindo os caras trabalharem e anotando onde eles tinham problemas. O resultado é que as ferramentas mudaram em alguns aspectos e evoluiram de forma bem sincronizada com as necessidades de profissionais da área. O Flash, por exemplo, voltou a ter um modo gráfico de auxílio à programação Actionscript (como tinha no Flash MX) porque os caras da Macromedia perceberam que todo mundo se embananava pra escrever código sozinho.

As principal novidade para o Dreamweaver é o fato dele estar mais orientado à produção baseada em padrões web. Mudanças no painel de CSS e no render engine das páginas, além de recursos de auxílio visual para enxergar as divisórias de tags DIV permitem que ele seja usado com mais eficácia pra criar sites Tableless.O Dreamweaver 8 traz ainda algumas ferramentas solicitadas à tempos por webdesigners, como Zoom na página e linhas-guia.

O Flash também está com novas ferramentas que vão agradar designers, como o novo modo de criação de vetores, Blend Modes e efeitos que podem ser aplicados em tempo real e auxílio na hora de programar AS.Pra mim, entretanto, as principais novidades do Flash são as menos comentadas pela Macromedia. Primeiro, o aumento na performance do Player e do ambiente de desenvolvimento especialmente em plataformas Mac. Em segundo lugar, uma nova classe de Actionscript que permite manipular Bitmaps. Parece bobagem, mas esse recurso faz falta a tempos e vai permitir a criação de Games e outras interações mais bacanas na Internet (eu já vejo visualizadores de panorama VR, brincadeiras com webcam do usuário, Shooters e primeira pessoa,...). Pra se ter uma idéia, fazem poucas semanas que o produto foi lançado e já tem um monte de exemplos interessantes usando esse recurso em todo o mundo, inclusive no Brasil.

O Pacote completo é composto pelo Flash 8, Dreamweaver 8, Fireworks 8, Contribute e Flash Paper.
Você pode baixar as ferramentas do Novo Studio 8 no site da Macromedia e experimentar por você mesmo.

3 Comentários:

  • Os novos Dreamweaver e Flash estão realmente muito bons.

    A classe BitmapData é algo incrivelmente lindo, e já até tive a oportunidade de usá-la comercialmente, eu e um amigo fizemos um detector de formas em Flash, para a Brasil Telecom, veja em: http://marcogomes.com/blog/?p=144

    Até mais, este blog já foi para a minha lista de feeds.

    Por Anonymous Anônimo, às 10:32 AM  

  • E ja tem muitos outros exemplos bacanas desta classe pipocando por ai.

    No site do sephiroth, por exemplo, tem algumas coisas bem legais. (sephiroth.it)

    Por Blogger Cássio, às 10:45 AM  

  • Ah, por falar nisso eu vi o exemplo que voce criou. Ele foi exibido como case no lancamento do Studio 8 aqui em Sao Paulo.

    Parabens, cara, ficou muito bom.

    Por Blogger Cássio, às 10:46 AM  

Postar um comentário

<< Home