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terça-feira, outubro 18

SEO - Search Engine Optimization

Ninguém vive hoje no caos que é a Internet sem usar um bom sistema de busca. A importância dos search engines na experiência de navegação na web é tão grande que nos Estados Unidos a palavra "Google" virou até verbo - To google - algo como "googlar".

Surge então uma questão crucial para profissionais de Web: Como tornar meu site mais visível e melhor colocado na lista dos sistemas de busca?
A resposta atende pelo nome de SEO, acrônimo que significa Search Engine Optimization.
O termo abrange o estudo de uma série de métodos para melhorar a qualificação de um determinado site em sistemas de busca como o Google ou o Yahoo.

Para entender um pouquinho sobre SEO, precisamos começar entendendo como os buscadores funcionam:
Os sistemas de busca usam softwares chamados Spiders (ou "robots") que constantemente vasculham a web verificando mudanças em páginas préviamente catalogadas e catalogando novas páginas.
Os Spiders dos principais search engines, como Google, MSN e Yahoo analizam o conteúdo de uma página utilizando uma série de algoritmos antes de catalogá-la - através destes algoritmos ele pode determinar a relevância da página e o seu ranking.
O ranking é o fator que determina se seu site aparecerá na lista retornada pelos buscadores, com qual frequencia e em que posição.

Quais aspectos são mais importantes para o Ranking de uma página?

SEO não é uma ciência exata e muito se discute sobre os métodos realmente empregados pelos spiders para "rankear" um documento, mas existe um consenso em torno da grande importancia destes aspectos:

1 - Popularidade de Links
2 - Densidade de Palavras-chave
3 - Estruturação do conteúdo

  • Popularidade de Links
    Uma parte considerável do ranking de um site vêm de um fator alheio ao próprio site: A popularidade de links externos que apontam para o site.

    Pense no seguinte, se um site é bom e tem conteúdo importante e relevante, provavelmente outros sites da Internet terão liks apontando para ele.
    Cada link externo que aponta para seu site conta mais ou menos como um "voto" para qualificar positivamente seu conteúdo. Mas não é qualquer link que conta, a relevância destes links também é levada em consideração.
    Se você tem um site sobre autopeças, por exemplo, pouco importa um link oriundo de um site sobre gastronomia. Um link vindo de um site de uma montadora de automóveis, em contraste, teria um impacto positivo.

    Apesar de se tratar de um fator externo, profissionais de web podem influenciar esse item entrando em contato com responsáveis por outros site correlatos e estabelecendo uma troca recíproca de links. A melhor maneira de persuadir responsáveis por outros websites a juntar forças com você é apontando de que maneiras ambos poderão se beneficiar com este relacionamento.

  • Densidade de palavras-chave
    Quando uma página é catalogada na base de dados de um sistema de busca, o spider analisa o conteúdo do documento e extrai dele as palavras-chave que representam esse documento. No momento em que alguém faz uma pesquisa por alguma dessas palavras-chave, seu documento é listado.
    A formula do sucesso envolve, portanto, o número de palavras-chave em que seu site é listado, e o quão alto ele aparece na lista de sites retornada para cada uma dessas palavras.
    Uma boa tática envolve escolher bem as palavras-chave que representam seu site e aumentar o número de vezes em que elas aparecem escritas nas páginas.

    Escolhendo as palavras-chave:
    Começe fazendo uma lista com 5 a 10 palavras ou frases curtas que melhor representam e descrevem seu site.
    Para um site de imobiliária, por exemplo, escolha palavras como "casa", "imóvel" etc.

    Frases de Efeito - A partir da sua seleção inicial de palavras relevantes, construa frases-chave que descrevam melhor o conteúdo.
    Imagine a combinação de palavras que alguém faria ao pesquisar no sistema de busca pelo seu site. Para o exemplo anterior de imobiliária, poderiamos empregar "aluguel de casa" ou "locação de imóvel", por exemplo.

    Qualifique - Você pode prosseguir com a adição de alguns adjetivos como "barato", "grátis" ou "dica" às frases-chave.
    A localização também é um importante fator de qualificação de palavras-chave. Coloque o nome da cidade, estado ou região em que o site faz referencia.
    Exemplos.: "Dicas de aluguél de imóveis", "Imóveis para locação em São Paulo", "locação por temporada na praia" etc.

  • Estruturação do conteúdo
    A linguagem HTML é a base para criação de documentos para a web, e o bom entendimento de sua sintaxe pode ser crucial para que um spider analise corretamente seu conteúdo.Alguns dos principais elementos a serem observados em uma página são:

    Título - O título é muito importante para definir o escopo do conteúdo abordado no documento. Cada página do site deve ter seu próprio título, nunca excedendo 10 palavras. Utilize as frases e palavras-chave da lista que você contruiu para compor o título

    Cabeçalhos (H1 a H6) - Para os spiders, o conteúdo mais relevante em uma página está nos cabeçalhos.
    Nunca deixe de utilizar a formatação de Headings e use sempre textos concisos e que contenham alguma palavra ou frase-chave do seu site.

    Links - Um conteúdo completo e relevante não pode prescindir do uso de Links.
    Não evite utilizar links no meio de seus parágrafos, mas faça-os utilizando frases descritivas (nunca o famoso "clique aqui")
    Lembre-se também que não devemos criar barras e menus de navegação baseados em Flash, Javascript e Mapas de imagem, que não são entendidos pelos spiders.

Sendo encontrado

Os spiders dos grandes buscadores vasculham constantemente a web em busca de novos conteúdos, então não se preocupe, pois normalmente em menos de um mês que seu site for publicado ele já terá sido encontrado.
Se faltar paciência ou se a ansiedade for muita, você pode alertar os spiders sobre seu site.
Esse serviço é gratuito e pode ser feito através dos seguintes endereços:
Google http://www.google.com/addurl.html
Yahoo http://submit.search.yahoo.com/free/request
MSN http://search.msn.com/docs/submit.aspx

Onde aprender mais

SEO é um assunto bastante longo e complexo, não dá pra falar tudo em um único post. Se você quiser saber mais, pode começar pesquisando em alguns dos sites mais importantes no tema:

Search Engine Optimization Resources - http://www.seomoz.org/
SEO research Labs - http://www.seoresearchlabs.com/
123 Seo Tools - http://www.123seotools.com/

1 Comentários:

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    Por Anonymous Anônimo, às 7:14 AM  

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