Principais erros cometidos em sites
Não sou por assim dizer o maior dos fãs de Jackob Nielsen, mas ele escreveu recentemente um artigo que vale a pena dar uma olhada. Trata-se do resultado de uma pesquisa sobre os 10 maiores erros cometidos por websites em 2005.
Segue abaixo uma tradução "rápida e rasteira" do artigo, que pode ser lido na íntegra em www.useit.com
Segue abaixo uma tradução "rápida e rasteira" do artigo, que pode ser lido na íntegra em www.useit.com
- Problemas de Legibilidade
Fontes ruins encabeçam a lista de problemas. Quase dois terços dos votantes reclamaram à respeito de fontes muito pequenas. Um terço reclamou sobre o baixo contraste de cores entre as fontes e o background. - Links não-padronizados
As principais regras na utilização de links são:- Torne óbvio o que é clicável: Para links de texto, use cor e sublinhado (e não sublinhe textos que não sejam links).
- Diferencie links visitados e não-visitados. Explique o que os usuários vão encontrar atrás de cada link, e inclua alguns termos-chave no texto do link em sí (não use "clique aquí" ou outros textos não-descritivos).
- Evite técnicas que quebrem a interação padrão entre links. Em particular, não abra páginas em novas janelas (excto para exibir PDF e afins)
- Links são o elemento número 1 de interação na Web. Violar expectativas comuns de como links funcionam são certeza de confusão e atraso por parte dos usuários.
- Torne óbvio o que é clicável: Para links de texto, use cor e sublinhado (e não sublinhe textos que não sejam links).
- Flash
Flash deve ser utilizado para oferecer aos usuários poder e recursos adicionais que não são possíveis em uma página estática.
O Flash não deve ser utilizado para "dar uma melhorada" em uma página. Se seu conteúdo é chato, reescreva os textos para torná-los mais interessantes e contrate um profissional para tirar fotos melhores. - Conteúdo que não é escrito para a Web
Escrever pra web significa fazer o conteúdo curto e direto ao ponto. Conteúdo para a web também deve responder às questões dos usuários e usar uma linguagem comum ao invés de termos polidos e frases feitas. - Busca ruim
Tudo mais nesta lista é bastante simples de se fazer direito, mas infelizmente corrigir problemas em sistemas de busca requer um trabalho considerável e investimento em software melhor. Vale a pena fazer, porque a busca é um componente fundamental da experiência do usuário com a web e está se tornando mais importante a cada ano. - Incompatibilidade entre navegadores
Hoje pessoas em número razoável utilizam browsers alternativos como o Firefox (e vários outros como Opera e Safari). Não despreze consumidores simplesmente porque eles preferem uma outra plataforma. - Formulários Trabalhosos
Formulários são usados com muita frequencia na Web e tendem a ser muito grandes, com muitas questões e opções desnecessárias.
Existem cinco regras para resolver estes problemas: - Corte quaisquer questões não necessárias. Por exemplo, é realmente necessário que se escolha um cumprimento (Sr./Sra./Srta./etc.)?
- Não torne campos obrigatórios a não ser que eles verdadeiramente sejam.
- Suporte o recurso de auto-preenchimento (autofill) ao máximo evitando nomes de campos incomuns (use apenas Nome, Endereço, etc.)
- Defina o foco do teclado para o primeiro campo quando o formulário é exibido.
- Permita a digitação flexível de números de telefones, cartões de crédito e outros. É fácil fazer com que o computador elimine caracteres como parênteses e espaços adicionais.
- Falta de informações de contato
Mesmo que números de telefone e endereços de email sejam os meios de contato mais requeridos, ter um endereço físico para correspondencia no site pode ser mais importante porque é um elemento-chave para criar credibilidade. - Layouts com largura fixa
Em monitores grandes, websites são difíceis de utilizar se eles não redimensionam a janela. De maneira análoga, se usuários tem um monitor pequeno e a página não utiliza um layout fluído, podem aparecer as tão indesejáveis barras de rolagem horizontais. - Ampliação inadequada de fotos
Uma das regras mais comuns para usabilidade em comércio eletronico é oferecer aos usuários a possibilidade de ampliar fotos de produtos. O pior erro é quando o usuário clica em "Aumentar foto" e o site simplesmente exibe a mesma foto numa nova janela.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home