Canal Web

sexta-feira, outubro 7

Principais erros cometidos em sites

Não sou por assim dizer o maior dos fãs de Jackob Nielsen, mas ele escreveu recentemente um artigo que vale a pena dar uma olhada. Trata-se do resultado de uma pesquisa sobre os 10 maiores erros cometidos por websites em 2005.

Segue abaixo uma tradução "rápida e rasteira" do artigo, que pode ser lido na íntegra em www.useit.com


  1. Problemas de Legibilidade
    Fontes ruins encabeçam a lista de problemas. Quase dois terços dos votantes reclamaram à respeito de fontes muito pequenas. Um terço reclamou sobre o baixo contraste de cores entre as fontes e o background.

  2. Links não-padronizados
    As principais regras na utilização de links são:
    • Torne óbvio o que é clicável: Para links de texto, use cor e sublinhado (e não sublinhe textos que não sejam links).
    • Diferencie links visitados e não-visitados. Explique o que os usuários vão encontrar atrás de cada link, e inclua alguns termos-chave no texto do link em sí (não use "clique aquí" ou outros textos não-descritivos).
    • Evite técnicas que quebrem a interação padrão entre links. Em particular, não abra páginas em novas janelas (excto para exibir PDF e afins)
    • Links são o elemento número 1 de interação na Web. Violar expectativas comuns de como links funcionam são certeza de confusão e atraso por parte dos usuários.
  3. Flash
    Flash deve ser utilizado para oferecer aos usuários poder e recursos adicionais que não são possíveis em uma página estática.
    O Flash não deve ser utilizado para "dar uma melhorada" em uma página. Se seu conteúdo é chato, reescreva os textos para torná-los mais interessantes e contrate um profissional para tirar fotos melhores.

  4. Conteúdo que não é escrito para a Web
    Escrever pra web significa fazer o conteúdo curto e direto ao ponto. Conteúdo para a web também deve responder às questões dos usuários e usar uma linguagem comum ao invés de termos polidos e frases feitas.

  5. Busca ruim
    Tudo mais nesta lista é bastante simples de se fazer direito, mas infelizmente corrigir problemas em sistemas de busca requer um trabalho considerável e investimento em software melhor. Vale a pena fazer, porque a busca é um componente fundamental da experiência do usuário com a web e está se tornando mais importante a cada ano.

  6. Incompatibilidade entre navegadores
    Hoje pessoas em número razoável utilizam browsers alternativos como o Firefox (e vários outros como Opera e Safari). Não despreze consumidores simplesmente porque eles preferem uma outra plataforma.

  7. Formulários Trabalhosos
    Formulários são usados com muita frequencia na Web e tendem a ser muito grandes, com muitas questões e opções desnecessárias.
    Existem cinco regras para resolver estes problemas:
    • Corte quaisquer questões não necessárias. Por exemplo, é realmente necessário que se escolha um cumprimento (Sr./Sra./Srta./etc.)?
    • Não torne campos obrigatórios a não ser que eles verdadeiramente sejam.
    • Suporte o recurso de auto-preenchimento (autofill) ao máximo evitando nomes de campos incomuns (use apenas Nome, Endereço, etc.)
    • Defina o foco do teclado para o primeiro campo quando o formulário é exibido.
    • Permita a digitação flexível de números de telefones, cartões de crédito e outros. É fácil fazer com que o computador elimine caracteres como parênteses e espaços adicionais.
  8. Falta de informações de contato
    Mesmo que números de telefone e endereços de email sejam os meios de contato mais requeridos, ter um endereço físico para correspondencia no site pode ser mais importante porque é um elemento-chave para criar credibilidade.

  9. Layouts com largura fixa
    Em monitores grandes, websites são difíceis de utilizar se eles não redimensionam a janela. De maneira análoga, se usuários tem um monitor pequeno e a página não utiliza um layout fluído, podem aparecer as tão indesejáveis barras de rolagem horizontais.

  10. Ampliação inadequada de fotos
    Uma das regras mais comuns para usabilidade em comércio eletronico é oferecer aos usuários a possibilidade de ampliar fotos de produtos. O pior erro é quando o usuário clica em "Aumentar foto" e o site simplesmente exibe a mesma foto numa nova janela.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home